Ritmo Axé

O Axé é o gênero musical baiano que substituiu o frevo no Carnaval da Bahia, nos anos '80. Talvez não seja sempre a melhor música para se ouvir no rádio de seu carro, mas se você veste abadá, não tem ritmo melhor. O termo axé vem do yorubá, uma língua africana, e significa energia e poder, também usado como saudação.

 

 

Muito Obrigado Axé, de Carlinhos Brown, interpretada por Ivete Sangalo e Maria Betânia. Ivete Sangalo nasceu em Juazeiro, na Bahia, em 27 de maio de 1972. É conterrânea de João Gilberto. Alcançou sucesso no início dos anos '90, como vocalista da Banda Eva, no Carnaval da Bahia.

 

 

Michael Jackson canta They don't care about us, em ritmo axé, acompanhado pelo Olodum. As cenas são tomadas na favela Dona Marta do Rio de Janeiro e no Pelourinho da Bahia. Os tambores foram regidos por Antonio Luís de Souza (Neguinho do Samba), fundador da escola de percussão do Olodum, também responsável pelo arranjo da percussão da música.

 

Gil e Caetano cantam Nossa Gente, de Roque Carvalho. Um sucesso do Olodum. Avisa lá que eu vou chegar mais tarde...

 

Paul Simon canta "The Obvious Child" no Pelourinho, acompanhado pelo Olodum.

A baiana Daniela Mercury e O Canto Da Cidade, composição dela própria Daniela e de Tote Gira. Daniela Mercuri de Almeida nasceu em Salvador, Bahia, em 28 de julho de 1965. Iniciou sua carreira de cantora aos 16 anos de idade. Cursou Licenciatura em Dança, pela UFBA, e despontou para o sucesso nos anos '80. É embaixadora da Unicef.

 

 

Música

 

Música Pop

 

Copyright © Guia Geográfico - Arte Musical, música baiana.

 

 

 

Ritmo Axé

 

 

 

 

 

 

 

Cultura Bahia