Carnaval

 

O Carnaval é um evento festivo que ocorre nos últimos dias anteriores à Quaresma. É uma tradição que tem raízes em festas da antiguidade e foi incorporada ao calendário católico.

Na Idade Média, nos países católicos, era o período de festas profanas que começava no dia de Reis e terminava na Quarta-Feira de Cinzas, antes do período de abstinência da carne, como alimento, durante a Quaresma.

Atualmente é uma das maiores manifestações culturais no mundo, principalmente na América, África e Europa.

Chegou ao Brasil com os portugueses, possivelmente na segunda metade do século 16. Os desfiles de entidades carnavalescas se popularizaram no início do século 20, com fantasias e alegorias. No Rio de Janeiro tomou vulto os desfiles de escolas de samba, cujas imagens ganharam o mundo. No Recife e Olinda bonecos gigantes integram a folia com frevo, o contagiante ritmo pernambucano que se espalhou pelo Brasil.

Na Bahia, os desfiles alegóricos foram abandonados com a popularização do trio elétrico e apenas a descontração, música e alegria têm lugar. É a maior festa do mundo. Até os anos 1970, o trio elétrico era puramente instrumental, levado pela guitarra baiana. Por volta de 1980, ganhou voz, quando Caetano e os Novos Baianos montaram palcos nos trios e fizeram a festa na Praça Castro Alves.

 

Cultura

 

Carnaval

 

 

Rainha da bateria de uma escola de samba do Carnaval de Sesimbra, entre os mais animados de Portugal. Os portugueses trouxeram o carnaval para o Brasil e, hoje, eles brincam sob a influência dos imigrantes brasileiros.

 

 

O trio elétrico, a invenção baiana no maior carnaval do mundo. Dezenas de trios animam a festa ao longo de mais de 25 km de ruas e avenidas da Cidade do Salvador.

 

O tradicional Carnaval de Veneza é marcado pela elegância dos mascarados.

 

O animado Carnaval do Recife, onde dominam os ritmos pernambucanos do frevo e do maracatu.

 

Brasil

 

Carnaval Recife

 

Carnaval de Maputo, em Moçambique, um dos países africanos de língua portuguesa.

 

Mardi Grass (terça-feira gorda) em New Orleans,  Louisiana (EUA). O antigo território de colonização francesa mantêm a tradição católica do carnaval, comemorado desde o século 18.

 

Carnaval Bahia

 

Alegria

 

Mascarados

 

Um dos maiores espetáculos da Terra: o desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro, durante o Carnaval. As fantasias, alegorias e a alegria ao ritmo do samba encantam o mundo inteiro.

 

Teatro

 

Viareggio

 

Mardi Grass

 

Einsiedeln

 

Copyright © Guia Geográfico - Tradições culturais. Carnival, Carnevale, Karnavalas, Fastelavn, Karneval, Fastnacht und Fasching.

 

Escola Samba

 

 

Cultura e Arte

 

Carnaval

 

Carnaval de Viareggio, na Itália (à direita). Suas tradicionais paradas, na terça feira de carnaval, acontece desde 1873, mas as festividades duram um mês inteiro.

 

O Carnaval de Einsiedeln, nos Alpes suíços. Máscaras de demônios, chicotes e chifres. Começa em seis de janeiro, dia de Reis, e termina na Quarta-Feira de Cinzas.

 

 

Divulgação

 

© Zts

 

 

 

 

João Ramos

 

Vitoriano Junior

 

Sapo

 

 

 

© Jborzicchi