Cinema no Brasil

Cena de O Pagador de Promessas, com Leonardo Villar (1962, dirigido por Anselmo Duarte). Um dos filmes brasileiros mais celebrados de todos os tempos é baseado na peça do baiano Dias Gomes (1922-1999). Único filme brasileiro a vencer a Palma de Ouro de Cannes, também indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.

Nascido em Salvador, membro da Academia Brasileira de Letras, o baiano Dias Gomes tornou-se um dos mais criativos autores nacionais. Escreveu várias telenovelas inesquecíveis, como o Bem Amado (1973), Saramandaia (1976) e Roque Santeiro (1985), entre outras.Cineasta

O paulista Anselmo Duarte (1920-2009), além de grande ator, foi o grande cineasta brasileiro antes do Cinema Novo, de Glauber Rocha. Além de O Pagador de Promessas, dirigiu ou atuou em vários clássicos do cinema nacional, como Tico-Tico no Fubá (1952), Absolutamente Certo (1957) e Os Trombadinhas (1979).

 

Cultura

 

Cultura e Arte

 

Cena do filme Besouro, da Capoeira nasce um herói (2009, de João Daniel Tikhomiroff). Conta a história do capoeirista baiano Manoel Henrique Pereira (1895-1924), o Besouro de Mangangá. Trilha sonora da Nação Zumbi. O filme foi realizado após o sucesso do musical Besouro Cordão de Ouro, com base no mesmo personagem.

 

Cena do filme Ganga Zumba (1963) do cineasta alagoano Carlos Diegues, um de seus primeiros longas-metragens. Diegues tornou-se um dos mais premiados diretores de cinema do Brasil. Ele abordou o mesmo tema no musical Quilombo (1984). A comunidade negra e livre do Quilombo dos Palmares localizava-se no território do atual Estado de Alagoas, terra natal do cineasta.

 

Gamga Zumba

 

 

Capoeira

 

Pagador Promessas

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte cinematográfica. Brasilien, Brazileje, Brasile, Brazílie, Brazilo.

 

Novelas

 

 

Cinema no Brasil

 

 

 

 

 

 

Paulo Mussoi