Cultura Alemã

 

 

Cultura em Curitiba

 

Clube Concórdia em Curitiba Paraná

Clube Concórdia fundado por imigrantes alemães, (originalmente Deutscher Sängerbund). A sede de 1887 (foto), fica no bairro de São Francisco.

 

Portal do Bosque Alemão, em Curitiba.

 

Historia Alemanha

 

Atrações Turísticas

 

 

Mais Tradições Culturais em Curitiba ►

 

Graciosa Country Club (originalmente Sportklub Germania), fundado por curitibanos, descendentes de imigrantes alemães, em 1927, no bairro  do Bacacheri.

 

A Imigração Alemã em Curitiba

As primeiras colônias de imigrantes alemães no Brasil foram fundadas em 1818, no sul da Bahia (Ilhéus e Nova Viçosa).

Em 1828, o veleiro alemão Charlote Louise trouxe os primeiros imigrantes alemães ao Brasil. Eles fundaram a colônia de Rio Negro no Paraná. Posteriormente, outras famílias alemãs estabeleceram-se em Curitiba, Ponta Grossa e Lapa, bem como, em regiões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Entretanto, a maioria dos imigrantes alemães chegaram ao Brasil após a Primeira Guerra Mundial, nos anos 1920. A Alemanha derrotada passou pela pior crise econômica de sua história. Esse quadro incentivou a emigração de agricultores alemães para o Brasil, em busca da concessão de terras e oportunidades.

Em Curitiba, os imigrantes alemães começaram a chegar, em maior número, a partir de 1833, e influenciaram fortemente a cultura e a economia local. Muitos casarões, alguns ainda existentes no bairro de São Francisco, foram construídos por alemães. Para preservar a cultura germânica, os imigrantes organizaram-se em sociedades teuto-brasileiras, como o Clube Concórdia, Clube Rio Branco, Duque de Caxias, Clube Thalia e o Graciosa Country Club.

 

Graciosa Country Club

 

Cultura e Arte

 

 

Historia Curitiba

 

Bosque Alemão

 

Cultura Alemã

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Tradição Alemã em Curitiba - Imigração dos Alemães - Bosque Alemão em Curitiba Paraná.

 

Curitiba