Cultura Japonesa

 

A imigração japonesa no Brasil teve início em 1908, num acordo entre os governos do Brasil e do Japão. Em 28 de abril daquele ano, 781 japoneses partiram de Kobe, no Japão, à bordo do navio à vapor Kasato Maru. A maior parte dos japoneses saíram das cidades de Okinawa, Kagoshima, Fukushima e Hiroshima. Chegaram ao porto de Santos em 18 de junho de 1908, após 52 dias de viagem. Dirigiam-se, principalmente, às lavouras cafeeiras de São Paulo e norte do Paraná. Depois desses pioneiros, milhares de imigrantes japoneses continuaram a chegar ao Brasil.

No Paraná, as cidades de Maringá e Londrina são as que concentram o maior número de descendentes de imigrantes japoneses. Em Curitiba, muitos japoneses chegaram a partir de 1915, estabelecendo-se, principalmente, nos bairros de Uberaba, Campo Comprido, Santa Felicidade e Araucária. Hoje, existem cerca de 40 mil descendentes de japoneses em Curitiba.

 

Cultura em Curitiba

 

O Palácio Hyogo. Inaugurado em 1996, o Palácio é um belo exemplo da arquitetura japonesa em Curitiba, um projeto da arquiteta Cristina Sato. Nesse Palácio, o casal imperial japonês recebeu as primeiras homenagens em sua visita a Curitiba, em junho de 1997. Abriga a Câmara de Comércio e o Instituto Cultural e Científico Brasil-Japão. Possui biblioteca, auditório, sala de exposições e a uma sala com fotos e informações de Himeje, cidade japonesa irmã de Curitiba. Hyogo é o nome de uma das províncias japonesas. Fica na av. Comendador Franco, 871, Jardim Botânico.

 

O Memorial da Imigração Japonesa, na Praça do Japão, bairro de Água, Verde em Curitiba. Arquitetura em estilo japonês.

 

Cultura baiana

 

 

Arquitetura japonesa

 

Mapa Curitiba
Historia do Japão

 

Mapa Japão

 

Cultura e Arte

 

 

Japão Curitiba

 

Historia Curitiba

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e imigrantes japoneses em Curitiba Paraná.

 

 

 

 

Cultura Japonesa