Cultura Polonesa

Os imigrantes poloneses chegaram ao Paraná por volta de 1871. Estabeleceram-se em várias regiões do Estado como: Ivaí, Araucária, São Mateus do Sul, Mallet, Cruz Machado, Contenda, Tomaz Coelho, Rio Claro, Reserva e Irati.

Em Curitiba, eram a maior colônia polonesa no Brasil. Fixaram-se em núcleos coloniais em áreas dos atuais bairros de: Pilarzinho, em 1871; Abranches, em 1873; Santa Cândida, em 1875; Lamenha, Santo Inácio, Órleãns, D.Pedro II, Dona Augusta, em 1876; Ferraria, antiga Rivière, em 1877; Murici, Zacarias, Inspetor Carvalho e Coronel Accioly, em 1878.

Os imigrantes poloneses dedicaram-se principalmente à agricultura. Difundiram o uso do arado e de outras técnicas agrícolas. Contribuíram para o desenvolvimento de Curitiba e do Paraná.

Muitas das tradições polonesas são apresentadas no Bosque João Paulo II, em Curitiba.

 

 

Cultura em Curitiba

 

Apresentação de grupo folclórico na Festa de Nossa Senhora de Czestochowa no Bosque do Papa (foto J. Martins).

 

Portal Polonês na rua Mateus Leme, inaugurado em 1991. É uma homenagem aos 120 anos da chegada dos primeiros imigrantes poloneses ao Paraná (Foto Luiz Costa). Atrações Turísticas de Curitiba

 

 

Portal Polones

 

Cultura e Arte

 

Bosque do PapaI em Curitiba Paraná

 

Bosque Papa

 

Historia Curitiba

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Tradição Polonesa em Curitiba - Imigração dos Poloneses - Bosque do Papa em Curitiba Paraná. Portal Polonês

 

Pipa de azedar repolho, em exposição no Bosque do Papa.

 

Festa

 

Grupos Folcloricos

 

 

Cultura Polonesa

 

 

Curitiba