Cultura Curitiba

Curitiba é uma Cidade de cultura eclética, influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses, ucranianos e asiáticos dos quais descende boa parte da população da Cidade.

Também se faz presente a herança portuguesa, dos fundadores da cidade, e a cultura africana dos descendentes dos antigos escravos que chegaram na cidade a partir do século 17.

 

 

O Memorial Ucraniano, homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba.

 

Historia Curitiba

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura em Curitiba PR. Arte, Cinema, Patrimônios e Tradições Culturais.

 

Monumento ao Águia de Haia do escultor paranaense João Turin, na Praça Santos Andrade, em frente à UFPR. Turin esculpiu o ilustre baiano, em bronze, após sua participação na Conferência de Paz, na Holanda, em 1907.

Os baianos tiveram grande participação na formação do Paraná, a começar pelo seu fundador, o Conselheiro Zacarias, que fundou as primeiras instituições e instalou o primeiro governo da nova Província, em 1853. Pelo menos treze baianos governaram o Paraná. Também o engenheiro baiano Rebouças construiu estradas, planejou a ferrovia Curitiba-Paranaguá e fez o primeiro sistema de água encanada de Curitiba.

Também o Visconde do Rio Branco, Visconde de Cairu, Castro Alves, Gregório de Matos e vários outros baianos são nomes de importantes logradouros na Capital Paranaense.

 

Relógio das Flores na Praça Garibaldi.

 

João Turin

 

O calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Um dos locais mais movimentados da Cidade.

 

 

Teatros Curitiba

 

 

Batel

 

Cultura e Arte

 

Grupos Folcloricos

 

Jardim Botanico

 

Santa Felicidade

 

Calçadão da Rua XV

 

Farois Saber

 

Catedral

 

UFPR

 

Museu Oscar Niemeyer

 

Mapa Curitiba

 

 

Museu Oscar Niemeyer

 

 

Cultura Imigrantes

 

 

 

Relogio das Flores

 

Curitiba

 

 

 

Nani Gois