Cultura Curitiba

Curitiba é uma Cidade de cultura eclética, influenciada por imigrantes italianos, alemães, poloneses, ucranianos e asiáticos dos quais descende boa parte da população da Cidade.

Também se faz presente a herança portuguesa, dos fundadores da cidade, e a cultura africana dos descendentes dos antigos escravos que chegaram na cidade a partir do século 17.

 

 

O Memorial Ucraniano, homenagem aos imigrantes ucranianos de Curitiba.

 

Historia Curitiba

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura em Curitiba PR. Arte, Cinema, Patrimônios e Tradições Culturais.

 

Monumento ao Águia de Haia do escultor paranaense João Turin, na Praça Santos Andrade, em frente à UFPR. Turin esculpiu o ilustre baiano, em bronze, após sua participação na Conferência de Paz, na Holanda, em 1907.

Os baianos tiveram grande participação na formação do Paraná, a começar pelo seu fundador, o Conselheiro Zacarias, que fundou as primeiras instituições e instalou o primeiro governo da nova Província, em 1853. Pelo menos treze baianos governaram o Paraná. Também o engenheiro baiano Rebouças construiu estradas, planejou a ferrovia Curitiba-Paranaguá e fez o primeiro sistema de água encanada de Curitiba.

Na música, o baiano Ricardo Pereira do Nascimento dirigiu a primeira escola de música de Curitiba, por volta de 1856, e publicou um livro de arte musical, no ano seguinte.

Na Saúde, o baiano Dr. Murici, que fundou o Hospital da Santa Casa da Misericórdia e o Museu Paranaense.

Também o Visconde do Rio Branco, Visconde de Cairu, Castro Alves, Gregório de Matos e vários outros baianos são nomes de importantes logradouros na Capital Paranaense.

 

Relógio das Flores na Praça Garibaldi.

 

João Turin

 

O calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Curitiba. Um dos locais mais movimentados da Cidade.

 

Wisla

 

 

Teatros Curitiba

 

Grupo Folclórico Polonês Wis£a. Fundado em 1928 pelo professor Tadeusz Morozowicz, teve continuidade até a época da nacionalização Getulista, que coibiu manifestações estrangeiras no início da Segunda Guerra Mundial. O grupo foi reorganizado em 1953, nos festejos do centenário do Paraná, e oficializado em 1960. O Wis£a foi considerado pelo governo polonês um dos mais autênticos grupos folclóricos poloneses, além fronteira, o que lhe valeu a comenda "Oscar Kolberg", considerado o "pai" do folclore polonês (Fonte e foto: Wis£a).

 

Literatura

 

Batel

 

Cultura e Arte

 

 

Jardim Botanico

 

Santa Felicidade

 

Calçadão da Rua XV

 

Farois Saber

 

Catedral

 

UFPR

 

Museu Oscar Niemeyer

 

 

 

Museu Oscar Niemeyer

 

 

Cultura Imigrantes

 

 

 

Relogio das Flores

 

Curitiba

 

 

 

Nani Gois