Museu Oscar Niemeyer

 

O Projeto do Museu Segundo Oscar Niemeyer

OlhoO projeto surgiu com a iniciativa surpreendente do Governador Jaime Lerner de transformar uma escola existente num grande museu de arte.

Tinha razão. A escola por mim projetada, muitos anos atrás, prestava-se perfeitamente para isso. Era bonita, suspensa sobre pilotis e tão atualizada estruturalmente que seus apoios tinham afastamentos de 30 e 60 metros.

A minha primeira idéia foi desenhar um novo museu em sua cobertura, com a mesma audácia estrutural que distinguia aquela construção.

Como depois verificamos, essa solução apresentava problemas técnicos difíceis de avaliar, o que nos levou a outra solução: um grande salão, independente da obra já realizada, e tão arrojado que caracterizasse a arquitetura inovadora do museu.

No bloco existente da antiga escola ficariam os serviços gerais do museu. No térreo, um auditório e um restaurante; no piso superior, a parte administrativa, as salas de exposição e as áreas destinadas a atividades culturais e educativas. No subsolo, instalações técnicas, acervo etc. E ao ar livre, exposições de esculturas.

No museu propriamente dito, o grande salão de exposições, fantástico, com a sua imensa cobertura luminosa, suspenso no ar, a vista a correr por toda a cidade, através dos grandes vidros das fachadas. Um sistema de esquadrias tão diferente de tudo que foi feito até hoje que vale a pena comentar.

Não queríamos que os montantes das esquadrias fossem verticais. Dariam a idéia de suportes da cobertura, que sem apoios cobre o salão. Preferimos projetá-los em diagonal como um grande painel. No queríamos tampouco usar os habituais brise-soleil, criando para isso, entre os vidros, elementos metálicos de proteção solar.

E foi com o mesmo apuro que desenhamos todo o conjunto do museu. Uma obra exemplar, que demonstra o progresso da engenharia em nosso país.

Ao Governador Jaime Lerner agradecemos a oportunidade que nos ofereceu, e a Alex Beltrão o apoio invariável dele recebido.


e demais arquitetos responsáveis pelas obras
 

 

Cultura em Curitiba

 

Dados do Projeto

 

O museu, inaugurado em 2002, é um projeto do arquiteto Oscar Niemeyer. Inicialmente era o "Novo Museu" ou o "Museu do Olho". Em 2003, foi rebatizado como Museu Oscar Niemeyer (MON).

O projeto aproveitou as instalações de uma antiga escola, que também era um projeto de Niemeyer de 1967. A estrutura externa, que lembra um grande olho, impressiona pelas formas. É uma edificação, anexada à já existente, com 70 metros de comprimento, 30 de largura e cobertura parabólica apoiada em uma torre de 21 metros de altura. Uma passagem subterrânea faz a ligação entre os dois prédios.

Mais sobre o Museu Oscar Niemeyer

 

O arquiteto Oscar Niemeyer acompanhado do, então, presidente Fernando Henrique Cardoso e Jaime Lerner, então, governador do Paraná, em visita, em 2002, ao Novo Museu (como se chamava na época).

 

Museu Oscar Niemeyer

 

Museu Oscar Niemeyer

 

Cultura e Arte

Curitiba

 

Mais Museus de Arte Atrações Turísticas de Curitiba

 

Museu Oscar Niemeyer em Curitiba Paraná

 

Arquitetura

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Museu Oscar Niemeyer, Projeto e Arquitetura - Cultura em Curitiba PR.

 

 

 

 

Foto: Rose Brasil