Pesquisa Científica

Metodologia Científica

Pesquisadores de uma famosa universidade queriam saber o valor de 2 + 2. Optaram pelo método estatístico e selecionaram voluntários. O resultado mostrou que em 96% dos casos o valor é 4, sendo que entre as mulheres, 99% acharam esse valor, contra apenas 93% dos homens. Outros valores indicados foram 22 e 242 (talvez por problemas de grafia). Um dos voluntários achou que o valor seria 3, já que o segundo "2" valeria menos por vir em segundo lugar.

A pesquisa acima é fictícia, mas a julgar pelas bobagens que, às vezes, se divulga como ciência, ela bem que poderia ter acontecido.

Hoje, é comum os cursos universitários solicitarem a seus alunos que façam pesquisas, utilizando métodos científicos, já na graduação. Além disso, os cursos de pós-graduação inundam as bibliotecas com milhares de dissertações e teses todos os anos. Nesses casos, infelizmente, é comum que os alunos façam suas pesquisas por obrigação e não por paixão. O tempo é curto e o compromisso com os resultados é geralmente fraco ou bom o suficiente para receber o canudo.

As conquistas do século 20 devem muito a ciência. O método científico, quando seguido com rigor, pode nos presentear com avanços surpreendentes. Boa ciência, entretanto, requer tempo, dedicação e recursos adequados. Interpretar os dados pode ser ainda o maior desafio.

Para ser considerado científico, seu trabalho deve seguir padrões aceitos pela comunidade acadêmica. Pode-se usar observações, estatística, desenvolvimentos matemáticos e podem ser simples estudos de caso. Sua publicação deve seguir certas regras e deve permitir que outros possam repetir seu experimento com o mesmo sucesso.

 

Mecanismos de Busca

 

Universidades

Academias ciencias

 

Albert Einstein (1879-1955) em sua foto oficial do Prêmio Nobel. O cientista alemão desenvolveu suas principais teorias seguindo suas inspirações, em seguida buscava comprová-las matematicamente.

A complexidade da ciência atual ou a falta de inspiração de alguns cientistas fazem com que o caminho inverso seja comum atualmente.

A solução de equações diferenciais, muito usadas na Física avançada, é normalmente complexa e cheia de armadilhas. Podem existir infinitas soluções. Selecionar adequadamente as condições de contorno é fundamental. O tratamento inadequado dessas equações levam a algumas das teorias esdrúxulas que são divulgadas hoje.

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Estudos e Métodos Científicos.

 

Historia Brasil

 

Albert Einstein
Embrapa

 

Charles Darwin

 

Primeiro automovel Brasil

 

O Lado Lúgubre de Publicações na Internet

O número de artigos "científicos" publicados na Internet aumenta exponencialmente ano a ano.

Uma parte é embasada em séria pesquisa. Outra parte é pura exploração comercial, com muito plágio ou pesquisa pobre. Também, algumas empresas de web design contratam a publicação de artigos ruins, em sites de terceiros, com links direcionados para seus clientes, buscando melhores posições nos mecanismos de busca. Cresce também o número de pseudo-instituições online, cujo único objetivo é explorar pesquisadores incautos.

Mais: Scientific Articles Accepted (Personal Checks, Too), The New York Times, e the author-pays publishing model, Nature.

 

Técnicos da Embrapa fazem amostragem das pragas da lavoura de soja. A Embrapa é uma das mais conceituadas instituições de pesquisa agropecuária no mundo e muito contribuiu para tornar o Brasil um dos maiores exportadores mundiais no setor.

 

 

 

 

Mapas do Brasil e do Mundo

 

Cultura e Arte

 

Bibliotecas

 

Pesquisa

 

Melhores Sites

 

 

Cultura

 

Pesquisa Científica

 

 

 

 

 

Por Jonildo Bacelar

 

 

 

 

Rufino