Escultura

 

 

A graça e a beleza da deusa Ceres, obra de 1855 para o Chafariz do Terreiro de Jesus, em Salvador. A capital baiana recebeu várias e magníficas esculturas neoclássicas em seus monumentos de meados do século 19. O Chafariz do Terreiro de Jesus é um dos mais belos do mundo e foi confeccionado na lendária Fonderie d'Art de Val d'Osne, na França.

A Bahia foi o berço de vários mestres da arte barroca, pintores e escultores, mas, na segunda metade do século 19, houve uma onda de monumentos neoclássicos contratados na Europa, como os maravilhosos Monumento ao Dois de Julho e Monumento Riachuelo.

Mais: Artistas Plásticos no Mundo

 

Escultura neoclassica

 

O Pensador de Rodin, uma das mais famosas esculturas.

Auguste Rodin nasceu em Paris, em 12 de novembro de 1840. Seu Pensador (Le Penseur) foi esculpido originalmente para para a Porta do Inferno, do Museu de Artes Decorativas, de Paris. Uma segunda versão da escultura, em tamanho maior, foi terminada por volta de 1904 e colocada na parte externa do Panthéon de Paris.

Rodin morreu em 1917.

Desde 2009, as esculturas de Rodin podem ser vistas no Palacete das Artes da Bahia, através de um acordo cultural com o Musée Rodin de Paris.

 

Mario Cravo

 

Pieta

 

Arte Baiana

 

Quilombo Palmares

 

Beleza Clássica

 

 

Pensador

 

Cultura e Arte

 

Cultura

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte, Obras e Artistas.

 

 

 

 

Escultura