Mathurin Moreau

 

O escultor Mathurin Moreau nasceu em Dijon, França, em 18 de novembro 1822, filho do renomado escultor Jean-Baptiste-Louis-Joseph Moreau (1797-1855) e de Marianne Richer. Mathurin entrou para a École des Beaux-Arts, de Paris, em 1841, e estreou como artista no Salon de Paris, em 1848, com a escultura L'Élégie (atualmente no Musée des Beaux-Arts de Dijon). Seus trabalhos ganharam vários prêmios internacionais nos anos seguintes e ele tornou-se uma artista de prestígio.

De 1849 a 1879, Moreau forneceu vários modelos de esculturas para exploração comercial da fundição Val d'Osne e, depois, tornou-se um de seus administradores.

Em 1855, uma fonte da Val d'Osne, com suas esculturas, recebeu uma medalha de ouro na Exposição Universal de Paris. No mesmo ano, pelo menos três chafarizes, com base em modelos similares ao premiado, foram contratados na Bahia. Um desses é o do Terreiro de Jesus (foto ao lado).

Ao contrário das esculturas em mármore, as esculturas em ferro fundido podem ser reproduzidas, tendo-se a matriz. Foi o que aconteceu com peças do chafariz do Terreiro de Jesus. Esculturas similares são encontradas, por exemplo, na fonte da Piedade e na Praça Colombo do Rio Vermelho. Outros chafarizes, com base no mesmo modelo, podem ser encontrados em Québec, Lisboa, Genebra, Buenos Aires e outras cidades, mas o de Salvador é o único com a escultura de uma deusa no topo e é provavelmente o mais antigo desse modelo, entre os chafarizes existentes.

Em 1878, Mathurin Moreau recebeu uma medalha de primeira classe na Exposição Universal de Paris. No ano seguinte, tornou-se prefeito do 19º arrondissement de Paris. Recebeu medalha de ouro na Exposição Universal de Paris de 1889 (a mesma da Torre Eiffel). Foi membro do júri na Exposição Universal de 1900.

 

Esculturas Brasil

 

Acima, o incrivelmente belo Chafariz do Terreiro de Jesus, em fotografia de Ben Mulock, cerca de 1859. O chafariz também foi registrado, em 1858, por Victor Frond. Esse chafariz foi feito na França, na Fonderie d'Art du Val d'Osne, com esculturas neoclássicas, em ferro fundido (abaixo), de Mathurin Moreau.

 

Escultura da Deusa Flora, que decorou o Jardim de Nazaré, em Salvador, é de Mathurin Moreau.

 

Foto antiga das Fonderies d'Art du Val d'Osne.

 

Mareau

Mathurin Moreau

 

Val d Osne

 

Fonte Salvador

 

Escultura deusa

 

 

Cultura e Arte

 

Cultura

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

 

Mathurin Moreau

 

 

 

(1822 - 1912)