Um ritmo baiano chamado

A bossa nova foi criada pelo baiano João Gilberto, como demonstra a monumental obra Chega de Saudade, do mineiro Ruy Castro.

João Gilberto desenvolveu a Bossa Nova a partir de 1955, sozinho com seu violão. Acompanhava apenas a incompreensão dos outros, que não entendiam como os gênios trabalham. Ele criou não apenas o ritmo, mas também o estilo de cantar.

Ao retornar ao Rio de Janeiro, em 1957, vindo de Juazeiro, na Bahia, sua terra natal, João Gilberto passou a apresentar-se, impressionando à todos da vanguarda musical da época, com seu novo estilo. Ele e seu violão eram um só instrumento. Afinadíssimo.

Ao ouvir João Gilberto e sua nova música, Tom Jobim desempacotou Chega de Saudade, uma composição sua com Vinícius de Moraes, e convidou o músico baiano para acompanhá-la numa gravação com Elizeth Cardoso. Chega de Saudade tornou-se, assim, a primeira música gravada com o novo ritmo, em 1958. Tudo indica, entretanto, que Chega de Saudade fosse originalmente um samba, adaptado depois para o novo ritmo de João Gilberto.

Outros grandes compositores como o capixaba Roberto Menescal, o carioca Carlos Lyra e o paraense Billy Blanco aderiram ao novo estilo musical. Nos anos '60, a Bossa Nova ganhou o mundo. Depois do samba, outro ritmo baiano, é o estilo musical brasileiro de maior repercussão internacional.

 

Bossa Nova

 

 

João Gilberto

 

Chega de Saudade de Ruy Castro. Uma obra prima assentada em criteriosa pesquisa. Em sua 3ª edição, apenas João Gilberto na capa.

 

 

Rock

 

A baiana Astrud Gilberto e sua marcante voz da Bossa Nova, acompanhada por Stan Getz.

Astrud Evangelina Weinert nasceu em Salvador, em 1940. Casou-se com João Gilberto, em 1959 e mudou-se para os Estados Unidos em 1963, onde mora. Em 2008, recebeu um Grammy por sua carreira.

 

Em um dos maiores encontros musicais do século 20, João Gilberto interpreta Desafinado, acompanhado por Tom Jobim.

 

Música

 

Cultura

Música

 

 

Jorge benJor

 

Copyright © Guia Geográfico - Arte Musical. Jaylliphust'a, Musiqi, ሙዚቃ

 

Sinatra

 

Vinicius, que compôs Chega de Saudade com o Tom, gostava mesmo era de outro ritmo baiano: o samba. Em 1974, foi viver com sua amada baiana, em Itapuã, época em que compôs, com Toquinho, sambas memoráveis com temas da Bahia. Na foto, a escultura do poeta no bairro onde ele viveu, em Salvador.

 

Os gênios se entendem. Jorge Ben Jor, ele só, é um capítulo especial da MPB. Em entrevista à Roda Vida da TV Cultura, realizada em 16 de fevereiro de 1995 (disponível no Youtube), ele declarou:

"Quando eu comecei, ...eu ouvi muito Bossa Nova, mas uma pessoa só: João Gilberto. João Gilberto foi meu ídolo, ainda é... Bossa Nova é João Gilberto. Nunca ninguém tocou igual a ele, da Bossa Nova... ele é a Bossa Nova."

 

Tom, um dos maiores gênios musicais que habitaram a Terra, quando abordado sobre a criação da Bossa Nova sempre falava: ... e aí veio João Gilberto com aquela batida. Mas não foi só o ritmo, foi o estilo completo. Nessa foto (Manchete), publicada no livro de Castro, Tom ensina Sinatra a cantar baixinho, como João Gilberto. Tom também trocou seu piano pelo violão para as gravações com Sinatra, em 1967.

 

Bossa Nova

 

 

Bossa Nova

 

 

Musica

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação

 

Por Jonildo Bacelar