Música é aquilo que você ouve e gosta. Também, o que seus filhos ouvem e gostam, embora você não.

 

Páginas sobre Música

Axé

Bossa Nova

Música Erudita

Pop Internacional

Guitarristas

MPB

Música no Mundo

Música Regional

Música Nordestista

Orquestras

Pianistas

Percussionistas

Rock

Samba

Tropicalismo

Vídeo Clips

 

 

Uma lenda viva, o maior guitarrista brasileiro em todos os tempos, entre os maiores do mundo. O baiano Armandinho toca seu arranjo, em ritmo de frevo, para Czardas, do compositor italiano Vittorio Monti (1868-1922). Aqui Armandinho toca a guitarra baiana e é assistido por seu pai, Osmar Macêdo, um dos criadores do trio elétrico, junto com Dodô. Nos anos '70 Armandinho fundou a banda A Cor do Som. Com o trio elétrico, a Bahia tornou-se o berço de grandes guitarristas, como Pepeu Gomes (considerado pela revista Guitar World um dos dez melhores do mundo), Moraes Moreira, Durval Lelys, Luiz Caldas, Orlando "Tapajós" e muitos outros.

A guitarra baiana, foi criada por Dodô e Osmar, por volta de 1942, chamada na época de pau elétrico. A guitarra elétrica, de corpo sólido, foi criada no final dos anos '30. Mas a guitarra baiana é única. Desenvolvida, em corpo sólido, com base em um híbrido de cavaquinho e bandolim. Foi o principal instrumento solo dos trios elétricos até meados dos anos '80.

 

Acima, Syd Barrett (1946-2006), um dos fundadores e primeiro líder da banda britânica Pink Floyd. Um ilustre desconhecido para a grande maioria, mas seu estilo de composição traçou o rumo para o sucesso do grupo. O uso excessivo de drogas provocou-lhe sérios problemas mentais e teve que deixar a banda em 1968. Roger Waters assumiu a liderança do grupo e compôs, junto com Gilmour, a bela canção Wish You Were Here, em sua homenagem.

 

A banda pernambucana de Chico Science e Nação Zumbi interpretam Maracatu Atômico, de Nelson Jacobina e Jorge Mautner.

Francisco de Assis França, o Chico Science, nasceu em Olinda, em dois de fevereiro de 1966 e tornou-se um dos mais revolucionários músicos brasileiros. A banda foi formada em 1991 e seu som contagiante foi batizado de manguebeat. Chico faleceu, em 1997, em um acidente de carro, aos 33 anos.

O maracatu é um ritmo pernambucano que surgiu por volta do século 18.

 

A baiana Astrud Gilberto canta Água de Beber, no melhor estilo da Bossa Nova.

 

 

À direita, Michael Jackson foi ao Pelourinho cantar em ritmo axé, acompanhado pelo Olodum.

 

 

Michael Jackson Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Escolas de Música, Ritmos e Movimentos Musicais. Musiek, Musik, Muzika, Музыка.

 

A primeira música gravada comercialmente no Brasil foi Isto é bom, de Xisto Bahia, em ritmo de lundo, cantada por Bahiano (Manuel Pedro dos Santos), em 1902.

Bahiano também gravou Pelo Telephone, em 1916, considerado como o primeiro samba gravado. Manuel Pedro dos Santos (1887-1944), o Bahiano, nasceu em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, conterrâneo de Caetano e Maria Bethânia.

A indústria fonográfica no Brasil começou com o eslovaco Frederico Figner (1866-1947) que trouxe o fonógrafo ao Brasil.

 

Carnaval

 

Syd Barrett

 

 

Cultura

 

 

Musica