Música Nordestista

 

 

Caetano Veloso canta Cajuína, sua composição, lançada em 1979, no álbum Cinema Transcendental. É uma homenagem ao músico, poeta e jornalista piauiense Torquato Neto (1944-1972), um dos mentores do Tropicalismo, parceiro de Caetano, Gilberto Gil, Edu Lobo, Capinam e outros.

Cajuína é uma bebida á base de caju, popular no Piauí, e foi servida a Caetano, pelo pai de Torquato, junto com uma rosa menina, quando ele visitou a família de Torquato, após sua morte.

 

 

Os inigualáveis sanfoneiros pernambucanos Luiz Gonzaga (1912-1989) e Dominguinhos (1941-2013). O lendário Luiz Gonzaga foi o mais importante músico do baião e do forró.

 

 

O paraibano Geraldo Vandré, em uma apresentação na Alemanha, durante seu exílio em 1970. Vídeo postado por Fábio Levatti, no Toutube.

 

O baiano Dorival Caymmi canta a Suíte do Pescador, sua composição, com cenas do filme It's All True, de Orson Welles, no Ceará, montagem de Audivideo.

Caymmi cantou sua terra natal como poucos, sempre inspirado por suas lembranças da Bahia. Sua Suíte do Pescador foi lançada em 1957. Caymmi relatou, em entrevista, que buscou descrever a labuta diária de um homem do mar, com a presença da família, dos companheiros, junto com a solidariedade nas vilas dos pescadores da Bahia. As jangadas saem pro mar ainda pela madrugada, embalados, na Suíte, pela bela marcha minha jangada vai sair pro mar... Depois vem o reflexo do sol na areia molhada e as sombras compridas das pessoas na praia. Então vem o temporal que provoca angústia nas mulheres, que esperam, pedem proteção a Deus e gritam os nomes de seus queridos (eu bem que disse a José, não vai José, meu Deus...).

 

O cearense Belchior canta Nossos Pais, sua composição.

 

O célebre paraibano Jackson do Pandeiro (1919-1982) canta Chiclete com Banana (1959), um de seus muitos e inesquecíveis sucessos. Os compositores, Gordurinha e Almira Castilho, brincam com o fato de que, nos filmes de Hollywood, dos anos '40 e '50, tocavam rumba pensando que era samba.

 

O pernambucano Alceu Valença e o paraibano Zé Ramalho encontram-se com Coração Bobo.

 

Música

 

Carnaval

 

Copyright © Guia Geográfico - Arte Musical no Nordeste.

 

 

 

Musica

 

 

 

 

 

Música Nordestista

 

 

 

 

Nordestista