Oscar Niemeyer

 

Famoso, principalmente, pelas curvas impostas a edificações de arquitetura singular em Brasília e pelas formas revolucionárias de seu estilo arquitetônico. Oscar Niemeyer tem um gênio de artista e vê a arquitetura de forma única:

"De um traço nasce a arquitetura. E quando ele é bonito e cria surpresa, ela pode atingir, sendo bem conduzida, o nível superior de uma obra de arte."

Oscar Niemeyer nasceu no Rio de Janeiro, em 1907. Em 1934, diplomou-se em engenheiro arquiteto no Rio de Janeiro. Iniciou sua vida profissional no escritório de Lúcio Costa, o mesmo engenheiro que projetou o Plano-Piloto de Brasília. Projetou o conjunto da Pampulha, em Belo Horizonte, o conjunto Ibirapuera, em São Paulo, os principais prédios de Brasília, na época de sua fundação, o Museu de Arte Contemporânea de Niterói e muitas outras obras importantes, no Brasil e no exterior.

Niemeyer era melhor artista do que arquiteto. Seus edifícios possuem linhas de grande beleza e harmonia. Entretanto, algumas de suas obras possuíam problemas de projeto, como o caso do Museu Oscar Niemeyer, de Curitiba, cujo salão de exposição principal, o Olho, é inundado pela irradiação solar, que podem "queimar" as obras de arte. Alguns de seus palácios, em Brasília, possuíam escadas e rampas sem proteção, com riscos de acidentes. O Memorial da América Latina, em São Paulo, tinha problemas de ventilação e luz natural.

 

Niemeyer (centro), em Nova York, como membro do Comitê Internacional de Arquitetos encarregado do desenvolvimento do projeto da sede da Organização das Nações Unidas, em 1947.

 

 

Arquitetura

 

Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.

 

Cultura e Arte

 

Acima, o Museu dos Três Pandeiros, em Campina Grande, Paraíba. A última obra assinada por Oscar Niemeyer e inaugurada em 2012, antes de sua morte.

 

Campina Grande

 

Escultura

 

Niemeyer

 

Museu Niemaier

 

 

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Cultura e Arte.

 

Oscar Niemeyer

 

 

Cultura e Arte

 

(1907 - 2012)

 

 

 

 

 

Divulgação