Gramática e Estilo - Língua Portuguesa

 

Dupla Negação: Quando dizemos SIM, pensando em dizer NÃO

- Não tenho nada.

A sentença acima tem o significado lógico de "tenho algo".

A intenção de quem usa a dupla negação é a de enfatizá-la. O resultado lógico, entretanto, é o inverso. Na lógica matemática, dois termos de negação, numa mesma sentença, significam sim.

Para muitos, Lógica é uma matéria da Matemática que usa símbolos engraçados para expressar ideias que todo mundo já teve. Lógica, entretanto, é um ramo da Filosofia que estuda os processos de pensamento, na busca de se determinar o que é verdadeiro.

Mais exemplos:

Sentença Significado Lógico
 - Não vou a lugar nenhum*.  - Vou a algum lugar.
 - Ele não tem nenhuma chance**. - Ele tem alguma chance.
- Isso não é nada. - Isso é algo.

Melhor seria:

* Não vou a lugar algum.

** Ele não tem chance alguma ou ele não tem qualquer chance.

 

Pesquisa Escolar

 

A Batalha Gramatical entre Dois Baianos Ilustres

Rui Barbosa

Ruy Barbosa (1849-1923).

Carneiro Ribeiro

Carneiro Ribeiro (1839-1920).

Em 1899, o então ministro da Justiça, Epitácio Pessoa, incumbiu o jornalista e professor de direito Clóvis Beviláqua (1859-1944) para redigir o anteprojeto do Código Civil brasileiro. A redação da obra foi concluída em outubro de 1900 e encaminhada ao Congresso Nacional.

O jurista e senador baiano Ruy Barbosa presidiu a comissão do Senado encarregada de estudá-lo. Seu parecer foi entregue em abril de 1902, com muitas críticas quanto à vernaculidade do trabalho de Clóvis Beviláqua. Esta obra, com 560 páginas, foi publicada pela Imprensa Nacional sob o título: "Parecer do Senador Ruy Barbosa sobre a Redação do Projeto do Código Civil".

No mesmo ano, o médico e renomado filólogo baiano Ernesto Carneiro Ribeiro, professor de Castro Alves e do próprio Ruy Barbosa, foi convidado a realizar a revisão gramatical do Projeto do Código Civil. Em outubro de 1902, seu trabalho, “Ligeiras Observações sobre as Emendas do Dr. Ruy Barbosa ao Projeto do Código Civil”, foi publicado no Diário do Congresso. 

Em 1904, Ruy Barbosa fez a sua monumental “Réplica” ao trabalho de Carneiro Ribeiro. Ainda hoje, uma das mais importantes obras sobre a Língua Portuguesa.

Em 1905, Carneiro Ribeiro concluiu a sua "Tréplica": “Redação do Projeto do Código Civil e a Réplica do Dr. Ruy Barbosa”. Outra obra admirável.

Em 1916, após 16 anos de acaloradas discussões, o Código Civil brasileiro foi finalmente aprovado. Esteve em vigor até 2002, dando lugar ao atual Código Civil.

Ruy Barbosa e Clóvis Beviláqua foram membros fundadores da Academia Brasileira de Letras. As discussões gramaticais junto com Carneiro Ribeiro, em torno do projeto do Código Civil, resultaram em contribuições monumentais à Língua Portuguesa

 

Cultura

 

O nome das letras "e", "o"

Pronuncia-se "é" (e não "ê"), "ó" (e não "ô").

Essa é a tradição culta da língua portuguesa e, assim, consta no Acordo Ortográfico.

 

 

Plural de Números Reais

A melhor abordagem é usar o plural para números maiores que a unidade e o singular para números entre zero e um. Exemplo:

1,2 milhões / 0,8 milhão.

 

 

 

Camões

 

 

 

Jornalismo

 

Copyright © Guia Geográfico - Busca Temática - Redação e Estilo - Língua Portuguesa.

 

 

 

Universidades

 

 

 

 

 

Cultura e Arte

 

 

Universitarios